terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Where the fuck is Bratislava?

19-10-2013

Hlavne Namestie


Essa é a frase do bottom que comprei na cidade e, realmente, poucas pessoas serão capazes de responder a essa pergunta.
Bom, Bratislava é a capital da Eslováquia, uma cidade a 1 hora de trem de Viena. Não chega a ser uma cidadezinha, mas é uma cidade pequena pros padrões brasileiros.
Apesar de pequena Bratislava parece ávida para receber turistas já que com 15 euros é possível ir e voltar de Viena, com transporte público incluído em Bratislava.
E de tudo, o mais importante, a cerveja é barata, bem barata quando comparada a outras capitais europeias, o que já é ao menos um motivo pra pensar em visitar a cidade.
A principal e ouso a dizer que a única atração de Bratislava é o sua Old Town ou Cidade Velha, e o centro histórico é bem pequeno e pode ser percorrido facilmente a pé, e não foi necessário mais do que 1 dia pra isso. Não aconselharia se hospedar em Bratislava, uma bate e volta de Viena pareceu mais do que suficiente.
Da estação de trem de Bratislava ( que é é bem assustadora, velha, suja e cheia de bêbados, mas não desista ao chegar nela, as coisas melhoram na Old Town) peguei o ônibus 93 que em menos de 5 minutos me deixou na porta da Old Town, quer dizer, teria deixado se eu não tivesse passado do ponto certo. Acabei tendo que pegar outro ônibus pra voltar. Em Bratislava, tenha certeza de saber onde vai descer, eles não falam muito inglês por lá, e a não ser que se fale a língua local, não adianta muito pedir informações ( ainda mais se for fora do centro histórico) porque eles não vão conseguir te ajudar.
Mas enfim, consegui voltar e lá estava eu na Hlavne Namestie, principal praça do centro histórico, onde ocorre uma pequena feirinha.
A praça é simpática, não mais que isso, com destaque pra Torre do Relógio e pro chafariz central. 
Dela se pode escolher uma das pequenas ruas pra percorrer, recomendo todas, mas as principais são:
1- Panska, em cujo final se encontra a importante, bela e principal igreja da cidade, a igreja de São Martinho
2- Michalka, que é cheia de barzinhos e onde no final se encontra o Michal Gate, um dos antigos portões de entrada da cidade
3- Venturska e a Primalciane namestie, uma praça atrás na Hlavne.

Hlavne Namestie






Michalka

Michalka

Segui ainda até a Hviezdoslavovo Namestie, onde fica o principal teatro da cidade e a partir da praça, peguei uma ruazinha arborizada simpática .De lá foi só atravessar a rua e subir o caminho em direção ao Castelo de Bratislava.
Atualmente, o castelo abriga um museu mas sua principal atração é mesmo a vista que se tem do rio Danúbio, da ponte e da cidade velha, sendo um ótimo local pra fotos. Não se paga pra subir o castelo a não ser que se queira entrar no museu. Depois perambulei sem rumo pelas ruas, vendo os prédios e as pessoas.
Teatro de Bratislava

Castelo de Bratislava









Uma coisa que logo se observa na cidade são várias estatuas de trabalhadores onde os turistas se divertem fazendo poses.


Sigmund

Bratislava é simpática, pra quem quer algo mais tranquilo que Viena, vale a pena ir pra um passeio de um dia pela cidade velha, um almoço e algumas cervejas, mas a cidade é isso... simpática
No final do dia voltei pra Viena, com o Sigmund, meu mascote eslovaco.


Um comentário:

  1. Olá! Como vc fez para ir e voltar de Viena por 15 euros? Achei num site austriaco por 15,90 apenas a ida! Obrigada

    ResponderExcluir