domingo, 29 de março de 2015

Hanoi


13/05/14



Um airport shuttle bus foi me pegar no hotel pra ir pro aeroporto. O voo de Hue a Hanoi foi tranquilo durando 1h. Na saída do aeroporto não quis pagar os 16USD que me cobraram pra ir pro hotel e entrei num ônibus da Vietjet que não fazia idéia pra onde ia mas presumi que era pro centro da cidade ( todos os ônibus dos aeroportos vão pro centro da cidade) nas proximidades do lago Hoak Tien. O ônibus custava 2 dólares. 
Estava cheio de vietnamitas e nenhum turista. Eles falavam animadamente entre si e um deles até tentou traduzir a conversa pra mim. A coisa ruim foi a espera de uns 30 minutos até o onibus encher mas o que não se faz pra economizar...
O meu tradutor vietnamita ao saber que eu era do brasil disse q conhece samba e que era um exímio dançador. 
Tenho minhas duvidas mas faz parte …rs 
Enfim, estava certa e o ônibus me deixou bem no centro da cidade, pertinho do lago e a 1km do hotel. 
Fiquei hospedada no Nova Hotel, hotel perfeito com atendimento excepcional. Tive uma cama king size todinha pra mim com direito até a pétalas de rosas.
Depois de um almoço sai em direção ao lago, símbolo de hanoi. 
No caminho fui logo notando que não ha muito espaço pros pedestres nas calcadas que são verdadeiros estacionamentos pras milhares de motos na cidade. 
Pros pedestres sobra andar na beira da rua disputando espaço com motos e carros.


O lago Hoak Tien é bastante popular em Hanoi, muitos vietnamitas ficam na beira do lago sentados, lendos, conversando, praticando exercicios, especialmente no começo
da manhã e no fim da tarde.  
Hoak Tien quer dizer espada devoldida. Diz a lenda que um héroi local recebeu uma espada dos Deuses pra libertar o Vietnam, e um dia quando estava no lago uma divindade em forma de tartaruga apareceu pra levar a espada de volta. Há uma famosa ponte vermelha lá que liga a uma especie de ilhazinha dentro do lago onde fica o templo Ngoc Son. 




Outra coisa interessante por la È uma ilha ainda menor chamada  Torre da Tartaruga, uma pequena torre que pode ser vista da margem do lago. 
Seguindo em direção oeste, dei uma volta depois no quarteirão frances do bairro mas vi somente a catedral de St Joseph. Pra variar, era um dia extrema
mente quente em Hanoi e não estava agradável ficar passeando em meio a tanto sol. 
Depois de contornar o lago, decidi ir ao famoso Teatro de Bonecos na Água. A tradição
surgiu no período das chuvas no Vietnam há muito tempo. Há varias apresentações diárias que duram 1 hora, e o teatro fica em frente ao lago, acho que valeu a pena 
assistir.






Depois ainda andei um pouco pelas ruas do antigo quarteirão procurando um tour pra Halong Bay e sapa, e depois de um jantar básico voltei pro hotel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário