sábado, 13 de dezembro de 2014

Eu, A Russia e Os Russos

31/03/2014

Como já deve ser notável,  pelos posts anteriores, em St Petersburgo o cansaço e a preguiça bateram forte. O frio e a antipatia da maioria dos russos não ajudava também. Então, esse foi um dia de descanso. Ficar na cama, tomar café e recuperar as forças pras aventuras que ainda me esperavam. 
Como amanha é meu ultimo dia na cidade deixo logo minhas impressões. 
Sao Petersburgo é uma cidade relativamente nova com pouco mais de 300 anos, uma cidade planejada e muito bonita, segundo os moldes europeus. Lindos edíficios nas ruas. Vários canaizinhos. Tudo bem charmoso. Uma cidade mais cosmopolita onde há English Menu e o metro é fácil de usar. 
Moscou é mais materia bruta. Apesar da Praça Vermelha ser um dos locais mais belos que já visitei. Em Moscou se conhece mais a verdadeira Russia. Onde tudo está no alfabeto cirílico, o metro é lindamente assustador até que se acostume e é muito dificil comprar comida já que quase todos os cardápios estarão em russo. 
Gostei mais de Moscou apesar de não ser legal comparar cidades. Ou talvez porque estava menos cansada em Moscou. 
Não gostei muito dos russos, a maioria não é simpatica, sempre muito sérios,  nunca sorriem.  Pra cidades tão grandes, eles tem uma mentalidade um tanto fechada e limitada e um certo isolamento do resto do mundo. Talvez não seja culpa deles visto o regime russo ser muito fechado ainda mas não é um país que recebe bem os turistas de fora. Conheci russos, muito simpáticos, que me ajudaram com metro, comida, comprar coisas, mas no geral, não é um povo hospitaleiro.

3 comentários:

  1. Conheci o blog a poucos dias quando vi um relato de viagem no fórum `mochileiros`. Vim conferir as dicas, estou adorando! Estarei em Portugal e gostei muito do que escreveu sobre Lisboa e Porto! Tem algum email que possa me passar? Gostaria de mandar uma ou duas perguntinhas sobre a viagem! Abraço, e sucesso com o blog! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá. Obrigada!
    Pode entrar em contato comigo pelo thtorpida@yahoo.com.br
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela resposta! enviei-te um email agorinha, qualquer ajuda/sugestão que puder compartilhar ficarei muito agradecida! :)

    ResponderExcluir