domingo, 26 de outubro de 2014

Moscou, a despedida

25/03/2104


Último dia em Moscou. O dia amanheceu lindo, bem ensolarado e algo meio incomum pra essa época do ano. Comecei pegando o metro até Tverskaya, uma das principais avenidas da cidade, cheia de lojas, lojas e mais lojas. 
Fui seguindo por ela em direção ao Kremlim. Nessa avenida, há 2 edifícios q se destacam, o prédio da prefeitura e um edifício de 1901 que hoje é um mercado. Infelizmente, ambos estavam em obras e não pude apreciar bem. 

Ainda seguindo pela Tverskaya entrei numa rua transversal, a Kemergelsky Perolouk, uma rua de pedestres cheia de cafés e restaurantes. Segui por ela até o fim e fiz um  arco voltando em direção ao Kremlim mas dessa vez passando pelo famoso teatro Bolshoy, sede da cia de ballet. 


Bolshoy

De lá foi só andar mais um pouquinho e estava em frente ao museu histórico nacional com o kremlim do outro lado. 
Diferente do primeiro dia, dessa vez fazia um lindo dia de sol e o clima era totalmente diferente depois que toda a neve havia derretido. Segui pelo amplo espaço de pedestres chamado praça Manezhnaya onde ficam os guardas de honra e a Chama Eterna, atravessei os jardins Alexandrovsky e segui até a praca vermelha onde pude aproveitar melhor sem o frio horrível do primeiro dia. 






Adorei a praca vermelha é um local tão bonito e pra qualquer lado que se olhe tudo é belo. Fiquei lá admirando o museu histórico, o Kremlim, o Gum e a São Basilico. 




Depois, sai da praça vermelha beirando o rio Moscou e passando pela primeira ponte que já havia cruzado e chegando enfim a segunda ponte, a  Moskvoretskiy de onde se tem vistas maravilhosas do Kremlim. Voltei então ao começo da ponte e segui em direção a biblioteca Lenin onde em frente fica a casa Pashkov. 

Voltei andando pela rua arbat e parei num local pra fazer hora. Queria voltar ao Kalina bar e tirar fotos decentes. Ja qu na noite anterior só havia apreciado a vista. Foi lindo lá do 21 andar fotografar Moscou. Nisso já eram quase 21h . Hora de voltar ao hostel, pegar minhas malas e seguir pra estação de trem onde um trem noturno me esperava em direção a St Petersburgo. 
O trem partiria as 23:30. A cabine eram pra 4 mas só 3 ocuparam e até que o espaço de dormir era confortável com edredon e travesseiros. Havia também comidinhas e wifi. So achei difícil dormir no começo devido ao sacolejo do trem mas depois que me acostumei foi tudo tranquilissímo.
Cabine do trem noturno

Um comentário: