domingo, 6 de julho de 2014

Lisboa: Ah, Alfama...

28/02/2014

" Quando Alfama canta cantiga aos molhos
  Canta o coração, sorriem os olhos..."





Sábado foi dia de começar o dia indo até a praça da Figueira, onde sem querer descobri que havia uma feirinha por lá, com enfase em comidinhas deliciosas portuguesas e foi lá que tomei meu café da manha. 



Depois, peguei um daqueles ônibus bondinho amarelos em direção a Portas do Sol, onde fica um largo com barzinhos e um mirante com uma bela vista da cidade.
Bem Pertinho, fica o Castelo de Sao Jorge. Visitei o castelo, passando algum tempinho por lá, onde também se tem belas vistas da cidade.
Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge


Vista do Castelo de São Jorge

Vista do Castelo de São Jorge

Portas do Sol


Depois iniciei meu auto guiado passeio pelo bairro ultra charmoso de Alfama, onde está a verdadeira alma portuguesa. Um dos mais antigos bairros da cidade, cheio de ruazinhas e vielas estreitas.
Perto do mirante nas Portas do Sol, há uma escadinha que desce colina abaixo, virei a direita na calçadinha da Figueira onde pude ver a torre da igreja de São Miguel. Desci então as escadas passando beco da covinha até o largo de São Miguel.
Calçadinha de São Miguel, Beco da Cardosa, Rua Castelo Picão, Beco das Cruzes, Igreja de São Estevão, Largo do Peneireiro foram locais de destaque passeei enquanto me perdia neste bairro maravilhoso.
Ao lado da igreja de São Estevão há um terraço com vista para o Tejo. Continuei ainda  seguindo as Escadinhas/Calçadinha de Santo Estevão até a Rua dos Remédios pra chegar ao Largo do Chafariz de Dentro. Em frente ao largo fica o Museu do Fado que não tive
interesse em visitar. Em vez disso continuei pela Rua de São Pedro, passando por casas de Fado, alguns restaurantes com suas esplanadas e lojas turÌsticas antes de chegar ao Largo de São Rafael. 
Alfama

Alfama






Desci a colina no Largo de São Rafael e cheguei a Rua da Judiaria onde atravessei o arco e então me vi fora do labirinto encantador que são as ruas, escadas e becos de Alfama.
Estava bem proximo da beira do Tejo. Continuando mais um pouco, foi so achar um arco que marca o começo da Rua de Sao Joao da Praça. Segui pela rua até dar de cara com os
fundos da igreja da Sé, onde entrei pra conhecer.
Esse meu roteiro foi inspirado no guia do Lisbon Lux e percorreu os principais pontos de Alfama, mas o bairro não é grande e quem quiser fazer diferente e só se perder
por ele.
Depois da Sé,  peguei o caminho pra chegar a margem do Tejo e entao fui beirando o rio até estar em frente a praça do Comércio, em frente ao Arco da Augusta.
A praça estava bem lotada pois já era fim da noite. Fiquei um pouco na beira do Tejo, e então segui pela Rua Augusta pra poder voltar ao hotel.
Igreja da Sé





A noite ainda sai pra mais uma volta rápida pelo Bairro Alto. Era Carnaval em Lisboa, um pouco diferente do que estou acostumada no Brasil, mas as fantasias dominavam a noite


Nenhum comentário:

Postar um comentário