terça-feira, 24 de junho de 2014

Porto III

24/02/2014

Seu Antonio e seu Fusca 58


Primeiro dia util no Porto.
Primeiro, fui a famosa livraria Lello, na rua das Carmelitas. Não È que a livraria fosse feia mas a Ateneo em Buenos Aires, pra mim, ganha fácil. 
Depois, comecei percorrendo a Av dos Aliados, que não È muito longa. Dei a volta na estação Trindade e segui em direção ao mercado do Bolhão.
Cheguei lá por volta de 11h e as coisas estavam bem vazias, bem devagar. Algumas pessoas vendendo frutas, pão e flores, mas do resto muito morto.
Talvez segunda nao seja um bom dia pra se ir lá.
Do mercado, estava bem pertinho da Av Santa Catarina, uma avenida comercial, cheia de lojas. Percorri ela até seu fim na praça da Batalha.
No numero 112 da avenida fica o Cafe Majestic, uma espécie de Confeitaria Colombo do Porto.
De novo, parada estratégica na Praça da Batalha pro almoço ( onde pude comer o feijão preto que eu estava morrendo de saudades e que só se come no Brasil e em Portugal). Pretenda ir até Matosinhos, mas acabei atravessando de novo a pont Luis I indo em direção a Vila Nova de Gaia. 
Já tinha ido lá no dia anterior mas acabou que ficou faltando uma parte essencial do passeio: uma visita as caves de vinho.
Vila Nova de Gaia é cheia de empresas que fabricam vinho do Porto no cais principal, e oferecem visitas as suas caves ( onde os vinhos são armazenados)
É possivel escolher uma dentre tantas pra se fazer a visita mas escolhi uma que me foi bem recomenda a  Caves Ramos Pinto.
Custou 5 euros, incluindo a degustação de 2 vinhos do porto. Valeu muito a pena na minha opinião, pois incluia também uma visita ao pequeno museu da empresa e uma detalhada
historia sobre os vinhos do porto. Não sabia nada sobre vinhos, e pude aprender um pouco. No fim, comprei um Porto Reserva Branco delicioso.
Fiquei ainda mais uns minutos em Vila Nova de Gaia, apreciando a bela vista do Cais da Reserva. Nesse período conheci o Seu Antonio, uma simpátia de português que abriu a garagem dele só pra me mostrar todo orgulhoso seu Fusca de 58, dizer que adora o Brasil, pedir pra eu não ir a Lisboa pois o pessoal do Norte é mais gente boa, me desejar saúde e pedir pra eu ter cuidado com os gaturnos. Depois voltei pro hotel.
Meus dias no Porto estavam sendo de grande tranquilidade, sem correria. Creio que pra conhecer apenas a cidade, 3 dias são mais que suficientes, mas como ficaria 5 tinha todo o tempo do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário