sábado, 1 de fevereiro de 2014

Berlim: Reichstag, Brandemburgo, Memorial do Holocausto, Postdamer Plaz e Topografia do Terror

29/10/2013




Hoje o dia começou com a visita a cúpula do Reichstag, o parlamento alemão. A visita é grátis mas deve ser agendada com antecedência no site do parlamento. Infelizmente, nesse dia, a cúpula estava fechada por problemas técnicos e só pude aproveitar o terraço mas creio que a visão da cúpula seja melhor. Não demorei muito por lá devido ao forte vento e segui então pro portão de Brandemburgo, uma das antigas entradas da cidade a poucos metros do Reichstag.
Reichstag

Reichstag
portão de Brandemburgo

Em frente ao portão de Brandemburgo se estende a famosa e larga avenida Under der Liten mas não foi pra la que fui nesse dia. Segui andando em direção ao Memorial do Holocausto que fica numa área de mais de 19.000 m²  onde estao dispostos mais de 2000 blocos de concreto de tamanho variado que lembram tumulos. Na parte subterrânea existe um museu dedicado as vitimas, cuja entrada é gratuita. Foi um dos locais que mais gostei de ir em Berlim. É extremamente triste e emocionante. O museu tem fotos chocantes e muitas historias tristes, relatos de famílias, bilhetes escritos pelas vitimas poucas horas antes de morrer. Muito difícil não se emocionar la dentro. É um local que merece ser visitado em Berlim.
Memorial do Holocausto

Memorial do Holocausto

Quando sai do memorial fui andando pra Postdamer Platz, uma moderna praça na regiao central de Berlim, com grandes prédios, shopping center e o famoso Sony Center, um gigantesco e ultra moderno prédio da Sony onde além da loja dela, ficam alguns restaurantes.

Sony Center

Sony Center

Pedaços do muro em todo local

  


Da Postdamer Platz andei uns 500m ate chegar a Topografia do Terror. Este era o local onde ficava a antiga sede da Gestapo, a policia secreta nazista. Atualmente, só restam escombros do antigo edifício. No local ainda é possível ver 1,5km do muro de Berlim e no local foi construído uma especie de museu memorial, cuja entrada é gratuita e retrata a historia da policia nazista e sua perseguição aos judeus e outras minorias. É um local muito interessante sendo possível passar um bom tempo la dentro, ha muita informação, muita coisa pra ser lida, muitas fotografias. Creio que fiquei umas 2 horas no local mas era possível ter ficado muito mais. E assim terminou minha segunda noite em Berlim.


Topografia do Terror

Nenhum comentário:

Postar um comentário