sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Siena: Medieval e Linda

08/10/2013
Piazza del Campo


Em todo país que vou, não posso sair de lá sem um brinquedo de pelúcia ou uma boneca de pano. Era a minha primeira vez na Itália e ainda não tinha meu brinquedinho italiano. Em Florença vi vários, a maioria escrito I love Firenze, mas eu não tinha amado Florença, não podia comprar um desse tipo.
Florença é uma cidade simpática, com uma história riquíssima, que respira arte e que vale muito a pena ser visitada. Apesar de toda a beleza da Piazza del Duomo, com a Igreja, o Campanário e o Batistério a cidade não havia mexido comido.
Nessa terça foi o dia que eu fui a Siena, e nesse dia pude finalmente comprar meu brinquedo, uma bonequinha de pano.
Antonella


Siena é uma cidade que teve seu apogeu na época medieval e viveu durante muito tempo em guerra com Florença. Até hoje existe uma rivalidade entre as duas e dizem que quem gosta de uma acaba não gostando da outra. Não é que não tenha gostado de Florença mas eu amei Siena.
A partir de Florença, pode se chegar de ônibus ou trem. Ônibus é mais rápido, mais barato e deixa nas portas do centro histórico, o trem deixa mais longe, obrigando a pegar outro ônibus até o centro. A viagem de ônibus durou cerca de 1h15 e um pouco antes das 11 horas cheguei lá.
Siena é linda e encantadora, bem menor que Florença e com menos atrações mas a cidade medieval em si já é a própria atração. Todas aquelas construções com seus tijolinhos de cor marrom alaranjado me deixaram maravilhada.



O ônibus deixou bem na porta da cidade medieval, as beiras da piazza Giacomo Matteotti onde tomei meu cafe da manha com bolo tipico da região chamado Panpepato, feito com frutas e chocolate , mas que confesso que não gostei muito.
De la peguei a Via Banchi di Sopra uma das principais vias de Siena e boa para compras. Seguindo essa rua em uma rápida caminhada cheguei a Piazza del Campo, principal praça de Siena, onde 2 vezes por ano ocorro o Palio, uma famosa corrida de cavalos que movimenta toda a região. A praça é bem grande, cercada de restaurantes e lojas de souvenir com uma fonte no meio da praça. Muitas pessoas estavam sentadas por lá, admirando as construções, pois não importa pra que lado da praça você olhe tudo será lindo.

Piazza del Campo

Na Piazza del Campo se encontra o museu cívico e a Torre del Manga cuja entrada combinada custa 13 euros.
O museu, uma antiga sede de governo é bem pequeno e sem graça, mas a torre valeu cada centavo. A subida é cansativa mas a vista maravilhosa de Siena lá de cima compensa tudo. É um pecado ir a Siena e não subir a torre.

Torre del Manga




De lá. ainda fiquei um pouco mais na Piazza del Campo e fui andando pelas ultra charmosas ruazinhas estreitas encantadoras, até a Piazza del Duomo onde fica a Catedral de Siena, que é bonita por fora mas que não cheguei a entrar. Na praça ainda há um antigo hospital, o Santa Maria Della Scala, um dos mais antigos da Europa e hoje transformado em museu.
Via Banchi di Sopra



Torre del Manga e Catedral de Siena
Catedral de Siena

Andei por varias ruas que não sei o nome em Siena, passei por varias praças vi varias construções lindas e essa é uma das coisas boas de andar por lá sem rumo, ir descobrindo locais pra se encantar. Visitei uma fonte medieval: A Fonte Falante, apreciei a bela vista do Convento de Santa Catarina, passei pela Via Fontanella, que também oferece uma vista bem legal da cidade, e assim o dia foi passando num piscar de olhos, e no começo da noite foi com saudades que deixei Siena, feliz de ter conhecido essa cidade tao encantadora da Toscana que pretendo voltar outra vez.


Pelas Ruas e Mosteiro de Santa Catarina




Fonte Falante




Nenhum comentário:

Postar um comentário