quinta-feira, 28 de novembro de 2013

San Gimignano: A cidade das torres

09/10/2013

Vista da Rocca de di Montestaffoli



Na estação de ônibus de Florença comprei minha passagem pra San Gimignano, custou 6.8 euros com troca de ônibus em Poggibonsi. Cheguei em San Gimignano por volta de 9 da manha e assim que sai do ônibus senti que ia gostar do local, o que foi a mais pura verdade.

É Uma pequena cidade medieval, praticamente uma vila, que fica numa colina, na região da Toscana, bem próximo de Florença. Com construções altamente charmosas, todas de pedra e tijolinhos, parece mais uma miniatura e te faz pensar que está de volta ao passado.
É conhecida como a cidade das torres. No passado, acredita-se que existiam mais de 70, hoje restam 14.
A cidade é pequena e se percorre a pé. O portão de entrada, a Porta San Giovanni é o começo da principal via da cidade, a Via San Giovanni onde ha muitas lojinhas vendendo vinhos locais e souvenir. Óbvio que tive que comprar um Chianti Senesi, vinho tradicional da região. 
Porta San Giovanni

Via San Giovanni

A rua é pequena e ao fim dela está a Piazza dela cisterna, principal praça da cidade, com um poço central, lindinha demais, super agradável, e cercada de restaurantes e onde há uma sorveteria premiada, facilmente reconhecível pela fila de entrada.
Piazza dela Cisterna

Piazza dela Cisterna

Piazza dela Cisterna

Piazza dela Cisterna

Bem ao lado da Praça dela Cisterna se encontra uma outra importante praça, a Piazza del Duomo onde fica a igreja, o museu e a entrada pra torre do sino. O Museu Cívico é meio sem graça, na verdade o que valeu muito a pena foi subir a torre do Sino. Lá se tem uma vista linda da cidade com suas torres e o campo ao redor.
Piazza del Duomo

Piazza del Duomo

Piazza del Duomo

Piazza del Duomo

A igreja que dá nome a praça não cheguei a entrar. Não é muito do meu tipo pagar pra entrar em igrejas a não ser que me chame muita atenção.
Da Piazza del Duomo peguei a via San Matteo, passei por mais uma pracinha charmosa que não recordo o nome até chegar a Piazza San Agostino onde está a igreja de mesmo nome. A praça em si não há nada além da igreja, que é extremamente simples mas adorável.
Piazza San Agostino

Igreja San Agostino

De lá segui então, pelas ruazinhas cujo nome nem lembro mais, desci a Via delli Fonti e fui em direção a uma antiga Fonte Medieval da cidade, onde os habitantes pegavam água, na época antiga. O local é meio deserto e meio no meio do mato, é uma longa descida e depois uma longa subida de volta ao centro da cidade.
Caminho para a fonte

Fonte Medieval

Segui então para a dica de ouro: a Rocca de di Montestaffoli, construção do século XIV que já foi castelo e convento, e onde se tem a visão mais linda da cidade.






Nas proximidades do local, fica o pequenino Museu do Vinho, cuja entrada é gratuita.
Há cidade ainda conta com alguns pequenos museus, mas apesar de ser uma frase clichê, a cidade em si é a grande atração, e vale muito ir visitá-la quando se está na região da Toscana.
Apesar do número de turistas, ainda é um local tranquilo, com uma vista linda e bucólica e uma viagem ao passado medieval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário