domingo, 10 de novembro de 2013

Salerno: Um gostinho da Real Itália

03/10/2013

O trem saiu de Roma sem atraso, chegando em Salerno na hora. O B&B San Pietro A Corte não ficava longe da estação de trem, mas ir andando até lá com a mala pesada foi bem cansativo. O local é bem pequeno, mas simpático, limpo, bem localizado e bem decorado. Saí então pra conhecer Salerno, uma cidade da região da Campania, na província de Nápoles. A parte do Centro Histórico, onde o hotel está localizado, é velha, muitooo velha, mal conservada com prédios sem pintura, com paredes sujas e parecendo estar caindo aos pedaços. Alguns podem não gostar mas eu como turista achei tudo tão diferente e diria até bem charmoso, no estilo “ Coisas Belas e Sujas” .

Centro Histórico

Centro Histórico

Ainda no centro histórico, cheguei a Piazza Alfonso I onde fica a simples (tanto por fora quanto por dentro) Catedral de Salerno. Peguei então a Via Mercanti, uma pequena e charmosa rua estreita, cheia de lojinhas que quando sai do centro histórico na Piazza Portanova, muda de nome e se torna Corso del Vitorrio Emanuelle, uma rua de pedestres cheia de lojas pra quem busca compras. (Vittorio Emanuelle na Itália é o nosso Av Presidente Vargas).
Piazza Alfonso I / Lungomare Trieste

Pizza Portanova ( ou uma delas)

Vittorio Emanuelle

E aqui começa ( ou termina) a Vittorio Emanuelle

Alguns metros depois, peguei entao a Lungomare Triste, um grande calçadão, paralelo ao Corso, que fica de frente ao mar Tirreno, que é uma parte do Mediterrâneo. O calçadão é bem arborizado e bem bonito . Ótimo para andar e admirar o mar com um belo tom de azul. Segui o calçadão até chegar no píer próximo a Piazza Concordia, de onde partem os barcos pra Amalfi e Positano. É uma delicia ir até o fim do Píer, e ficar sentada lá no fim, pensando na vida e olhando o mar.
Lungomare Trieste

Lungomare Trieste

Píer

O Mar

O Mar

Voltei então ao centro histórico me perdendo e me achando em ruelinhas e só retornei ao B&B próximo do por do sol.

A noite o difícil foi achar um lugar pra jantar. Não que não tivessem opções, mas eu sou péssima em decisões, fiz a escolha errada e optei por uma pizzaria, esquecendo que as pizzas italianas não costumam agradar muito aos brasileiros.

Depois disso voltando pro B&B, caminhando no Corso Vittorio Emanuelle, próximo da Piazza Portanova, sem querer, ouvi o som de rock, fui seguindo o som, desci uma ruazinha que levava a Via Portanova, paralela a Via Roma, e assim sem querer, descobri a verdadeira Piazza Portanova, uma praça na parte mais baixa da cidade, dessa vez cheia de bares mas meio vazia, afinal, era quinta feira e Salerno não é uma cidade tão turística, ainda mais no começo de outubro, o que é algo bom, pois se pode ter um gostinho da verdadeira Itália, e ouvir italiano nas ruas, em vez de inglês que é o que acontece nas grandes cidades turísticas. Como estava cansada decidir voltar no dia seguinte pra conferir o que acontecia por lá. Ainda falarei mais sobre a noite de Salerno nos próximos posts.

A "outra" Piazza Portanova, a mais animada

Nenhum comentário:

Postar um comentário