sábado, 2 de novembro de 2013

Roma: De Volta ao Vaticano + Villa Borguese e Piazza Spagna

30/09/2013

Como sofri bullying do site do museu do Vaticano que não aceitou nem com reza forte meus cartões Santander, não consegui comprar o ingresso on line e tive que ficar 2 horas na fila de entrada. Quem compra o ingresso on line não enfrenta fila nenhuma.
Cheguei lá uns 10 minutos antes das 9h, que é a hora que o museu abre, e a fila já estava enorme.

O museu do Vaticano,fundado no começo do século XVI, tem mais de 5 km de corredores e é considerado um dos maiores museus do mundo, abrigando uma coleção de arte impressionante. O museu é enorme, ricamente decorado, e mesmo pra quem não gosta de museus é imperdível, apesar de que em alguns momentos é insuportável de tao cheio. Algumas salas estão tão tão tão ( isso mesmo, 3 vezes) lotadas que se torna praticamente impossível apreciá-las.



O Museu

O Museu

O que eu mais gostei no museu foram as salas com os mapas, e os apartamentos com afrescos de Rafael, sendo que o meu preferido foi o “A Escola de Atenas” onde é possível ver vários filósofos representados e contem um autoretrato de Rafael no meio deles.
O fim da visita ao museu foi coroada com a visita a Capela Sistina, no interior do mesmo, cujo famoso teto e paredes abriga o Ultimo Julgamento, que foi pintado por Michelangelo.

Como já tinha visitado a praça e Basílica de São Pedro no dia anterior, sai do Vaticano pegando o metro até a Piazza del Papolo onde em frente fica o Portão del Popolo. Antigamente, antes da era das estradas era esta a primeira vista que o visitante tinha de Roma. A praça é circudada pelas igrejas gêmeas Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dos Milagres, além da igreja Santa Maria del Popolo.
Piazza del Popolo

As Gêmeas

Contudo, o melhor da praça é subir a ladeira que fica por trás dela onde se tem uma bela vista, e continuar a subida até chegar a Piazzeta Napoleone, que oferece uma vista maravilhosa de Roma. Da praça pode se pegar o caminho em direção a Villa Borguese, um enorme e belíssimo parque com muito verde que além disso abriga uma galeria de arte, a Galeria Borguese. É um local imperdível em Roma. Pode se pular a galeria, como eu fiz, mas passear pelo parque é tão gostoso, tão agradável que é quase um crime não o fazer.

A subida é por ai

Lá em Cima


Villa Borguese


Após uma volta pelo parque é só achar o caminho pra igreja Trinita dei Monti, descer as escadarias e chegar a famosa Pizza di Spagna, na base da igreja. É uma grande e movimentada praça no coração de Roma, cheia de pessoas sentadas nas escadarias e ao redor da fonte em seu centro. Depois de um tempo sentada nas escadarias, observando as pessoas, peguei a rua Via Condotti, cheia de grifes como Gucci, Prada, Armani, Dolce & Gabanna, Cartier e etc, que pelos preços só possomesmo olhar as vitrines. Segui pela rua até a Via del Corso, famosa também para compras e já esgotada de tanto andar mas satisfeita com tudo que vi, voltei pra Trastevere.

Trinita dei Monti

Piazza Spagna

Piazza Spagna


Nenhum comentário:

Postar um comentário