domingo, 17 de novembro de 2013

Florença: Arte, Arte e Mais Arte, da Piazza del Duomo a Ponte Vecchio

06-10-2013




Faltando poucos minutos para 11 da manha, meu trem chegou em Florença, a Cidade das Artes. A cidade tão amada por Dante e que possui diversas obras de grandes artistas italianos do Renascimento como Botticceli, Rafael, Michelangelo, Donatelo ( não, não são as tartarugas ninjas).
Fiquei hospedada na via Cavour e foi fácil seguir por ela até a Piazza San Marco, uma praça simples, sem grandes atrativos, que abriga uma igreja de mesmo nome e que fica bem pertinho da Galleria dela Academia, onde está o verdadeiro David de Michelangelo ( existe uma cópia em frente ao Palácio Vecchio). Sim, eu sei que é uma obra super famosa de Michelangelo, mas eu não sou muito fã de esculturas e não quis pagar pra entrar ( podem me crucificar).
Piazza San Marco

Ainda seguindo a Via Cavour passei pelo primeiro palácio da família Médici, a mega poderosa família que dominou Florença por mais de 2 séculos.
Estou seguindo meu caminho, quando, de repente, sem nenhuma preparação psicológica me deparo com uma construção enorme e simplesmente fascinante. Já tinha visto por fotos mas ver ao vivo foi um impacto muito maior, era a Basílica di Santa Maria Del Fiore, mais conhecida como El Duomo, uma igreja em estilo gótico e romântico na principal praça de Florença, a Piazza del Duomo. O que mais me fascinou nessa igreja não foi sua fachada principal, mas sim a fachada lateral que é divinamente linda, de mármore verde e branco. Ainda ao lado da igreja existem mais 2 construções grandiosas e belas: o Campanário de Giotto, ou torre do sino e o Batistério. Apesar de as 3 terem sido construídas em épocas diferentes estão em perfeita harmonia. Nesse dia não entrei em nenhuma das 3 grandes atrações de Florença, e falarei mais sobre elas no post seguinte. Colada na Piazza del Duomo está a Piazza San Giovanni, e ambas estavam simplesmente lotadas nesse dia, imagino que por ser um domingo. 
Duomo e Batistério

Duomo e Batistério

Duomo

Não fui só eu que ficou impressionada

Almocei pela praça, e então segui pela Via del Calzaiouli, repleta de lojas para compras, sendo uma boa opção de passeio, esta rua acaba na Piazza dela Signoria onde se encontra a Loggia dela Signoria e o Palazio Vecchio, com a copia do David De Michelangelo. O Palácio Vecchio, construído no século XIII pra abrigar os magistrados de Florença e que depois foi ampliado pela família Médici, atualmente abriga um museu e é a construção que domina a praça.
Via del Calzaiouli

Palácio Vecchio

Piazza dela Signoria

A loggia que é um espaço onde as figuras de poder se mostravam ao publico é bem bonita, contendo esculturas muito interessantes como o Rapto de Sabine e Hércules e o Centauro, entre outras. Como começou a chover forte nessa hora, decidi aproveitar e ir ao Museu Galeria Degli Uffisi. Existe a opção de pagar 4 euros a mais sem fila ou pagar os 11 euros e enfrentar 1 a 1h e meia de fila. O museu é bem grande e os destaque são os artistas italianos Botticceli, Rafael e Michelangelo. 2 obras de Botticceli me deixaram fascinada: O Nascimento de Vênus e A Primavera.
Loggia

Filinha pra Degli Uffizi

 Depois de umas 2 horas no museu, a chuva deu uma trégua e como o Museu fica praticamente na beira do Rio Arno, um rio de águas de cor de barro, com charmosas casinhas coloridas e que é cruzado por diversas pontes sendo a mais famosa a ponte Arno. Uma ponte peculiar porque é cheia de casinhas coloridas que abrigam joalherias. 
Rio Arno Ponte Vecchio

Rio Arno Ponte Vecchio

Rio Arno

Rio Arno


Ponte Vecchio

Ponte Vecchio
Ponte Vecchio


Não cheguei a atravessar toda a ponte esse dia, deixei pro dia seguinte. Preferi seguir pra Piazza dela Republica, uma grande e mais moderna praça,( o conceito de moderno na Itália é muito diferente do que estamos acostumados no Brasil, considere moderno algo com cerca de 150 a 200 anos). A Piazza dela Republica se liga a Piazza del Duomo pela Via Roma, uma rua de compras paralela a Calzaiouli.
Piazza Dela Republica

Depois de tanto andar minhas pernas não obedeciam mais e fui descansar. A noite ainda voltei a percorrer as mesmas ruas e praças do centro histórico para ter uma visão noturna de tudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário